Ministério do Meio Ambiente lança campanha de consumo sustentável no Rio
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) deu início, à etapa carioca da campanha nacional Mês do Consumo Sustentável, com a presença do superintendente de Políticas de Saneamento, da Secretaria do Ambiente, Victor Zveibil. A campanha tem como meta recolher 50 toneladas de eletroeletrônicos em quatro capitais brasileiras: Rio Janeiro, Brasília, São Paulo e Belo Horizonte.
No Rio, a campanha ocorrerá até o dia 26 de outubro. O cidadão que quiser participar pode entregar seu aparelho eletroeletrônico inutilizado nos postos de coleta instalados na Estação de Metrô Carioca.
Em dezembro do ano passado a Secretaria do Ambiente (SEA) realizou campanha semelhante: “Natal da Eletro-Reciclagem”. A iniciativa, que fora pioneira no país, recolheu, em 10 dias, cerca de uma tonelada e meia de eletroeletrônicos, e teve como objetivo contribuir com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina responsabilidades compartilhadas entre o poder público, empresas e a sociedade em geral na destinação final do lixo.
Outro projeto da Secretaria do Ambiente relacionado à reciclagem de lixo Hi-Tec é a Fábrica Verde, que prevê o reaproveitamento de computadores e capacitação de mão de obra oriunda das comunidades pacificadas em montagem e manutenção de micro computadores, além da implantação de telecentros comunitários nesses locais.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), se todas as cidades brasileiras reciclassem o seu lixo, os benefícios financeiros para a sociedade seriam de R$ 8 bilhões anuais, em termos de geração de negócios e empregos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário