quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Bahia é o estado nordestino que mais atrai estrangeiros


Salvador é 5ª cidade mais visitada  


O Ministério do Turismo divulgou ontem, segunda-feira (10), em parceria com a Embratur, os resultados do Estudo da Demanda Internacional no Brasil. A pesquisa, que foi encomendada à Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), aponta os principais dados sobre o comportamento dos visitantes estrangeiros no país. Entre os Estados nordestinos, a Bahia apareceu como líder absoluto. A participação do Estado, no cenário nacional, é de 6%, índice três vezes maior que os estados de Pernambuco e Ceará.

Os estados que encabeçam o ranking são justamente os dois principais centros econômicos do país: São e Rio de Janeiro. Logo em seguida, a Bahia aparece na terceira posição. O Brasil recebeu 5,3 milhões de estrangeiros em 2010. Os principais vistantes são os argentinos, seguidos pelos estadunidenses, italianos, uruguaios, alemães e chilenos. Outro dado importante que é, pela primeira vez, o percentual dos entrevistados que concedem nota máxima para o Brasil atingiu a marca dos 31,5%. Isso significa que um a cada três estrangeiros acreditam que a visita ao país superou as expectativas.

O estudo contou com mais de 300 pesquisadores, que percorreram por dez meses 15 aeroportos brasileiros e 12 fronteiras terrestres. Foram realizadas cerca de 39 mil entrevistas. A internet foi a principal fonte de informações sobre turismo para 30,9% dos viajantes pesquisados. O velho boca-a-boca mantem, entretanto, posição de destaque: mais de 28% dos entrevistados consultaram a opinião de parentes e amigos na hora de escolher o destino.

Pela primeira vez, mais de 30% dos turistas deram nota máxima ao Brasil

Na classificação geral, a capital baiana é a quinta cidade mais visitada por estrangeiros e a terceira dos que chegam ao Brasil de avião. Outras cidades importantes da região, como Recife e Fortaleza, ocupam respectivamente a 16ª e 18ª posição. Dos visitantes de outros países que chegam à cidade, cerca de 98,1% usam o avião e somente  1,9% chegam por via terrestre.

Esse número se inverte no casos de cidades como Florianópolis e Foz do Iguaçu. Nos dois municípios, mais de 70% do fluxo de estrangeiros se dá por meio rodoviário. Isso porque as duas localidades estão mais próximas de outros países com Uruguai, Argentina e Paraguai, permitindo maior tráfego pelas estradas.  

Nenhum comentário: