Embora a Constituição Federal proíba “diferenças de salários, de exercício de funções e critérios de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil", na prática existem alguns questionamentos em relação ao cumprimento dessa lei. Em virtude deste descompasso entre o texto constitucional e a realidade, as mulheres vêm tentando mudar o quadro atual.
Ao longo da história, a mulher veio conquistando espaço nas relações sociais. Hoje, por exemplo, o homem não é o único provedor das necessidades da família. Entretanto, as desigualdades cotidianas no que se refere às relações de gênero, não se definiram apenas a partir do aspecto econômico, mas, principalmente, no campo cultural e social, o que fomentou a mobilização social para discutir as funções da mulher e do homem dentro dos variados espaços de convivência, ou seja, família, escola, igreja, esporte, movimentos sociais, enfim, na vida em sociedade.
Mesmo com essas conquistas, nós mulheres temos um longo caminho a percorrer, como, por exemplo, diferenças salariais acentuadas, maior participação nas instâncias dos poderes institucionais, cargos de chefia.
Para consolidar sua posição no mercado de trabalho a mulher tem, cada vez mais, adiado seus projetos pessoais, como a maternidade. Observa-se assim, que a redução do número de filhos é um dos fatores que tem contribuído para facilitar a presença da mulher no mercado de trabalho.
Lugar de mulher é em todas as instâncias de poder, exercendo cargos estratégicos, postos chaves nos diversos campos onde se travam batalhas sociais, enfim; lugar de mulher é onde ela deseja estar
Do jeito que o mundo anda, é evidente que ser governado por homens não está dando muito certo. Com as mulheres no poder, é possível que as coisas melhorem, apesar de ter que rebolar para consertar o que os homens fizeram.
Do jeito que o mundo anda, é evidente que ser governado por homens não está dando muito certo. Com as mulheres no poder, é possível que as coisas melhorem, apesar de ter que rebolar para consertar o que os homens fizeram.
Diante de tal constatação é que enxergamos a real necessidade de promover a união de todas as mulheres do PV, com o objetivo de mudar, ou pelo menos reduzir esta realidade. E a forma que encontramos para isso foi criar o PV MULHER DA BAHIA. Só através da união e com ações localizadas, conseguiremos força para realizar as mudanças que queremos. Convocamos todas as mulheres do Partido Verde para se organizarem no PV/Mulher em seus respectivos municípios.
Precisamos nos unir, pois assim deixaremos de ser apenas um gênero e passaremos a ser um número com poder de decisão.
Laudicéia David
Coordenadora PV Mulher Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário