quinta-feira, 19 de abril de 2012

PV na Estrada: Em Licínio de Almeida verdes ajudam a construir projeto sustentável


Prefeitura comandada pelo PV inova na gestão ao lançar programa de metas sustentáveis

Com uma semana na estrada, o presidente do PV Bahia Ivanilson Gomes,  junto e outros dirigentes (André Fraga, Presidente PV Salvador e membro da Direção Nacional do PV e Valcy Evangelista, Secretário de Comunicação do PV Bahia), chegaram em Licínio do Almeida, munícipio do sudoeste baiano administrado pelo verde Alan Lacerda Leite, também membro da Direção Estadual do PV Bahia e do Diretório Nacional.



Licínio do Almeida está em festa comemorando 50 anos de História. Mas o  momento festivo serviu para inserir atividades de mobilização cidadã na programação das comemorações. O presidente do PV Bahia, que é filho da cidade, foi convido e entregou o troféu de campeã à equipe vencedora da 3ª Gincana Estudantil realizada pela Prefeitura. A gincana foi a forma encontrada de mobilização da juventude através de atividades lúdicas e de estudo a partir de apresentações artísticas e culturais e de demonstração de conhecimento da História da cidade, Bahia e Brasil, bem como sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e de literatura brasileira.  Licínio do Almeida tem sido recorrentemente reconhecida pelos altos índices de educação, área prioritária de investimento da atual gestão, que já foi premiada internacionalmente.

Licínio Sustentável
Já nesta sexta-feira (13), os dirigentes verdes participaram de um encontro na Secretaria de Agricultura local para serem apresentados e contribuírem com o Programa Licínio Sustentável.  O Licínio Sustentável é um programa desenvolvimento integrado, organizando e reestruturando arranjos produtivos locais a partir de cooperativas com foco na agricultura familiar. A princípio foram escolhidas cinco áreas para o programa: leite, mel, cachaça, mandioca e hortifrutigranjeiros. O Programa será lançado oficialmente no dia 26 de abril.

Com apoio da Fundação Banco do Brasil, a primeira etapa do projeto investirá oito milhões de reais na cadeia produtiva dessas áreas no município, capacitando agricultores e estruturando a produção local.

De acordo com o Prefeito Alan Lacerda “o objetivo do programa é mostrar que é possível que um pequeno município se desenvolva a partir de uma outra forma de ver sua produção local, integrando as cadeias produtivas e a agenda ambiental, gerando renda e trabalho para as pessoas. Esse programa será a grande contribuição que deixaremos para o povo de Licinio de Almeida. Será uma política de Estado e não de governo”. 

Ivanilson Gomes acredita que Licínio pode se transformar um exemplo para as próximas gestões verdes que virão com as eleições de 2012. “Essa é uma demonstração prática de que é possível sim integrar desenvolvimento e meio ambiente. Licínio de Almeida nos deixa muito satisfeitos e perceber que nosso programa partidário está sendo colocado em prática”.

Ainda nessa sexta-feira chega na cidade o Deputado Estadual Eures Ribeiro que vira participar das atividades. Em seguida a comitiva irá para Bom Jesus da Lapa cumprir agenda com Ribeiro no Domingo em Bom Jesus da Lapa.

Nenhum comentário: