domingo, 17 de janeiro de 2010

Carta do PV se afastando da Base do Governo Jaques Wagner

Direção Executiva Estadual – Bahia
- www.pvbahia.org -

Salvador-BA, 16 de Dezembro de 2009.
Ao
Governador da Bahia
Jaques Wagner
Senhor Governador,

    O Partido Verde, que tem no seu programa a DEMOCRACIA como princípio fundamental,entende que sua consolidação deriva do fortalecimento dos partidos políticos, e estes, por sua vez,têm nas eleições a maior oportunidade para a manifestação das suas ideologias e projetos políticos, oferecendo alternativas de escolha para os cidadãos e cidadãs.O Partido Verde vem ao longo dos anos aperfeiçoando um projeto sustentável, afinado com os princípios defendidos no seu programa, dos quais destacamos a luta por uma cultura democrática que estimule o convívio pacífico, harmonioso, solidário e cooperativo entre os cidadãos; defende a reforma do estado com a sua modernização, desburocratização,informatização e democratização; o aprimoramento na relação institucional entre o estado e os municípios; o fortalecimento do poder local e a criação de mecanismos de participação direta da sociedade junto aos poderes do estado e dos municípios.
    Atendendo a orientação da Direção Nacional, guiada pelo projeto nacional que o PartidoVerde apresenta com a Pré-Candidatura da Senadora Marina Silva à Presidência da República, a nossa direção partidária realizou consulta em todo o estado, em cinco grandes encontros regionais, obtendo o aval da quase totalidade dos dirigentes municipais, a favor da candidatura própria. Malgrado às diversas tentativas, não tivemos a oportunidade de diálogo político institucional durante estes três anos de governo em que o PV participou do Governo de Vossa Excelência. O Conselho Político, que deveria ser o espaço para a participação efetiva dos partidos que integram a base do governo, se reuniu apenas duas vezes. Faltou clareza sobre qual é o projeto político do governo, especialmente quando se resolve governar com aqueles que sempre defenderam projetos antagônicos ao nosso. Causou desconforto ao partido o encaminhamento de alguns temas estratégicos, a exemplo do porto sul, termoelétricas, usinas nucleares e outros, que além do seu conteúdo conflitante com o nosso programa, incomodaram pela forma antidemocrática como foram e vem sendo conduzidos.
      Desta forma, vimos comunicar a V. Ex. da decisão do Partido Verde em concorrer com candidaturas majoritárias para as eleições de 2010, com indicativos das pré-candidaturas do Deputado Federal Luiz Bassuma para Governador e do Deputado Federal e Líder do PartidoVerde na Câmara dos Deputados, Edson Duarte, para o Senado .
     Comunicamos também que, a partir deste momento, o Partido Verde na Bahia coloca à disposição do Senhor Governador todos os cargos que venham a ser entendidos como indicação deste partido político (Grifos nossos).

     Atenciosamente,


IVANILSON GOMES
Presidente PV Bahia

Nenhum comentário: