sábado, 2 de julho de 2011

Verdes integram organização da Segunda Conferência Estadual de Juventude

Convocada através de Decreto do Governador do Estado, a Conferencia Estadual de Juventude acontecerá nos dias 28, 28 e 30 de outubro de 2011 em Salvador. A Conferencia Estadual será a parte final do processo que percorrerá todo o estado da Bahia, através das conferencias territoriais que acontecerão em cada Território de Identidade com o objetivo de reunir jovens para debater, reivindicar, sugerir e avaliar as politicas públicas que estão sendo desenvolvidas para os jovens baianos e brasileiros.  A Conferencia Estadual de Juventude é ainda uma etapa eletiva para a Conferencia Nacional de Juventude que acontecerá em Dezembro em Brasília.
O Secretário de Juventude do PV Bahia, André Fraga, e o membro do Conselho Estadual de Juventude, Marcelo Tourinho, são os dois verdes que farão parte da Comissão Organizadora Estadual da Conferencia de Juventude, que terá como papel organizar as etapas territoriais e a estadual, bem como todo o processo metodológico e programático.

Por uma Conferencia de Juventude Verde!

*André Fraga

Foi dada a largada ao processo de organização da 2ª Conferência Nacional de Juventude que acontecerá em Brasília entre os dias 9 e 12 de Dezembro de 2011 e terá como lema “Conquistar direitos, desenvolver o Brasil!”. Em Brasília se reunirão delegados eleitos em um processo que passará por todo o Brasil em conferências municipais, regionais e estaduais, que fazem da Conferencia um espaço de diálogo e debate sobre as demandas e anseios da juventude brasileira, bem como diretrizes para a construção efetiva de políticas públicas com foco na juventude enquanto segmento estratégico para o desenvolvimento nacional.
Temos então, nós verdes, uma grande oportunidade para mobilizar a juventude que tão importante foi para os resultados que alcançamos em 2010 e que tanta sintonia tem com nossas bandeiras.
Na Bahia o processo também já está em curso. Nossa conferencia estadual acontecerá em Salvador entre os dias 28 e 30 de outubro de 2011 e será o encontro de delegados eleitos em 26 conferencias que acontecerão nos Territórios de Identidade. Mas como nós verdes podemos participar de forma ativa das conferencias?
COE
Dois jovens verdes integram a Comissão de Organização Estadual da Conferencia de Juventude. André Fraga, Secretário de Juventude do PV Bahia, e Marcelo Tourinho, Membro do Conselho Estadual de Juventude, tem como papel contribuir na organização da Conferencia bem como mobilizar os verdes para participarem.
PREFEITOS E VICE-PREFEITOS
Os Prefeitos e Vice-Prefeitos verdes podem convocar Conferencias Municipais de Juventude, que serão consideradas etapas da Conferencia Estadual de Juventude e poderão eleger delegados, bem como se configurar como um espaço importante de mobilização dos jovens no município e contribuir na formulação de politicas públicas municipais. Em anexo segue modelo de decreto municipal.
VEREADORES
Nossos Vereadores cumprem um papel não menos importante e podem se tornar um elo importante na construção de uma rede verde de jovens em nosso estado. No caso do parlamentar de situação, é importante que consiga sensibilizar o prefeito no sentido de convocar a conferencia municipal de juventude. No caso do parlamentar de oposição, um caminho pode ser a mobilização dos jovens para pressionar o executivo a convocar a conferencia municipal . Caso nenhum dos dois caso for possível é possível ainda a realização de conferencias livres, auto organizadas pelos jovens.
DIRETÓRIO DO PV
Enquanto dirigentes municipais e eventualmente integrantes do executivo (secretários, diretores, etc.), os verdes tem também a responsabilidade de mobilizar a juventude e a sociedade de forma geral para a realização das conferencias municipais.
TODOS e TODAS VERDES
Todo militante, filiado, simpatizante, prefeito, vereador, dirigente, etc., deve participar de todas as etapas que forem possíveis. Para fins de participação se considera a faixa etária entre 15 e 29 anos.
É essencial que nossa organização seja coordenada, que possamos nos encontrarmos e reconhecermos nesses espaços, para construirmos um campo verde nas conferencias e podermos fazer que nossas bandeiras possam se transformar em políticas públicas.
Nossos prefeitos, parlamentares e dirigentes tem ainda a missão de patrocinar a participação dos jovens locais nas conferencias territoriais.
Chega então a hora de transformarmos simpatia em mobilização. Intenção em participação. Vontade em resultado. Todos à Conferencia Nacional de Juventude!
*27 anos, Engenheiro Ambiental, Secretário de Juventude do PV Bahia militou 5 anos no movimento estudantil onde esteve a frente de diversas entidades juvenis estaduais, regionais e nacionais.

Para mais informações:
André Fraga – 71.9942.8044 – andrefraga_ssa@hotmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Marcelo Tourinho – 71.9973.9356 – mstouro@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.