segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

PARTIDO VERDE DE ILHÉUS SE REÚNE COM O PASTOR GILMAR BONFIM

   Na pauta, a crise política que envolve os poderes executivo  e legislativo da cidade e é claro as discussões em torno de uma  candidatura do partido para as eleições de 2012 para prefeito de Ilhéus, bem como, a formação de quadros para disputa da eleição proporcional. O Pastor Gilmar Bonfim dispensa apresentações,haja visto, sua história de luta em favor da família de Ilhéus, outrora, é também autor de sete livros, que tratam de temas fundamentais,que vão desde a espiritualidade à questões emblemáticas como drogas e a vulnerabilidade infanto-juvenil. "Certamente o Pastor Gilmar Bonfim é um quadro bastante representativo para a política de Ilhéus, pois,nas próximas eleições para prefeito em Ilhéus, além da situação ambiental e econômica, a questão ética e familiar deverá nortear a ordem do dia", disse o presidente do PV Ilhéus, o professor Robson Melo.
Também participou da reunião o pastor Roberto Cerqueira, representante da Ordem dos Pastores de Ilhéus, entidade que reúne a maioria das lideranças evangélicas da cidade.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

FELIZ 2011 ILHÉUS !

Saudações verdes à toda a população dessa cidade linda e verde.Sim, nossa  Ilhéus é uma cidade verde,pois,foi abençoada com uma natureza fantástica, única e exuberante.Precisamos preservar esse patrimônio natural. A qualidade de vida dessa e das futuras gerações dependem dos compromissos e das atitudes que tomarmos agora.Feliz Ano Novo Ilhéus.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Trecho de afluente do São Francisco seca na Bahia

Um trecho do Rio Grande, afluente do Rio São Francisco, em Barreiras (BA) apresenta pontos de seca desde a semana passada, segundo a Defesa Civil Estadual da Bahia. Em diversas localidades é possível ver o fundo do rio.

“A cidade, que fica no oeste da Bahia, está há mais de 60 dias sem chuva forte e foi afetada pela estiagem prolongada que se estende por áreas de Goiás e Tocantins. A estiagem é comum, esperada neste período, mas talvez nunca tenhamos sentido uma baixa tão grande como essa, em que é possível ver o fundo do rio”, diz ao G1 Paulo Sérgio Menezes Luz, coordenador adjunto da Defesa Civil da Bahia.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até 29 de setembro, Barreiras já registrava 139 dias sem chuva. A última precipitação na cidade ocorreu em 12 de maio.

Apesar da gravidade da estiagem, a seca no rio não afeta os moradores da cidade. “É uma região muito irrigada por outros rios, por isso a seca não chega a ter um impacto muito grande”, afirma Luz.

O coodenador explica que o oeste da Bahia é cortado por mais de 30 rios, todos afluentes do Rio São Francisco. “Os outros rios ainda não apresentaram pontos secos como esse. Acredito que por ser um dos maiores que cortam o oeste do estado, o Rio Grande tenha sentido um impacto maior”, diz. 


Fonte: Ambiente Brasil

Fibra de crustáceos pode despoluir rios contaminados com metais pesados



Uma fibra retirada de crustáceos, como camarão e lagosta, pode ajudar a despoluir rios e lagos contaminados por metais pesados, de acordo com uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
A fibra, chamada quitosana, é abundante na natureza e comumente usada pela indústria farmacêutica para outras finalidades.
"Ela é extraída da casca de crustáceos, como caranguejos, que são descartados pela indústria pesqueira", disse a pesquisadora Elaine Nogueira Lopes de Lima, que apresentou o trabalho como tese de doutorado em química.
Para extrair da água metais como cobre e chumbo, que podem contaminar animais e plantas nas proximidades, a quitosana é alterada quimicamente, ficando com capacidade de "aderir" a essses elementos.
"A quitosana é usada em forma de pó. Quando jogada na água, os metais grudam nas moléculas", disse Lima. Em seguida, é feita uma filtragem para retirar o pó com metais pesados absorvidos.
O pó da fibra pode ser reutilizado depois de retirados os metais pesados.
Com os resultados positivos, a pesquisadora já planeja testar outras reações em misturas com quitosana, desta vez em fármacos. O objetivo é que o tratamento nos rios seja ampliado para substâncias tóxicas desta área.

Fonte: Folha de São Paulo

PARTIDO VERDE DE ILHÉUS SE PREPARA PARA LANÇAR CANDIDATURA A PREFEITO EM 2012

    O Partido Verde de Ilhéus na pessoa de seu presidente Robson Melo tem se dedicado a discutir junto com forças locais e regionais do partido a possível candidatura a prefeito de Ilhéus em 2012.Avaliando o cenário político de Ilhéus,com a permanente crise que envolve o governo municipal com uma série de denúncias envolvendo diversos setores,inclusive os essencias como saúde,educação,assistência social, trânsito entre outros, o Partido vem discutindo nomes e estratégias que possam refletir já em 2011 numa candidatura viável para as eleições de 2012. É sabido por todos os setores da sociedade Ilheense a crise política que se abateu nos últimos anos em nossa cidade,não só no executivo,mas também no legislativo e o PV quer aproveitar a "onda verde" que se espalhou depois da candidatura de Marina Silva - e trouxe visibilidade ao partido, que tem a chance agora em 2012 de mostrar sua força e competência no poder, dando ao povo a oportunidade de ver e sentir um jeito novo de se fazer política - para apresentar a Ilhéus a chance de voltar a enxergar o futuro com esperança e ter no desenvolvimento sustentável um princípio a perseguir, um modelo a praticar.Não se vê em Ilhéus uma política ambiental sendo implementada, a legislação ambiental não é respeitada e a pasta continua inerte. Com tudo isso, aliado a necessidade de uma renovação urgente nos quadros políticos da cidade -com poucas exceções - é que o PV deverá pleitear legitimamente o seu espaço de poder.



Robson Melo
presidente do PV

Marina deixa mensagem de final de ano para os internautas


Marina Silva propõe uma reflexão sobre um mundo mais justo e fraterno no vídeo gravado para internet. Ela declara o início de um novo processo em sua vida com a volta à sociedade civil, depois de 16 anos atuando no Senado Federal. Ao final, recita uma poesia de sua autoria, ‘Meus Melhores Presentes’, e completa: “Que Deus possa nos dar força, alegria e determinação para continuar sonhando os sonhos de um mundo melhor.”

Artigo de Marina é destaque na Veja Sustentabilidade

O artigo “Uma evolução silenciosa” é a contribuição de Marina Silva para o suplemento especial da revista Veja. A publicação, editada em dezembro de 2010, traz uma série de reportagens focadas na resposta positiva para a questão: “O Brasil pode crescer em ritmo chinês sem agredir o ambiente?“

Uma nova consciência ambiental no país é o mote do artigo de Marina. Ela lança mão de dados do Ministério do Meio Ambiente, do Guia Exame de Sustentabilidade 2010 e da força alcançada pela sua candidatura nas últimas eleições presidenciais, com quase 20% dos votos válidos, para demonstrar como a sociedade civil brasileira vem colocando em pauta o desafio político da sustentabilidade.

Leia o artigo na íntegra: http://is.gd/jfuYG

Artigo de Marina é destaque na Veja Sustentabilidade

O artigo “Uma evolução silenciosa” é a contribuição de Marina Silva para o suplemento especial da revista Veja. A publicação, editada em dezembro de 2010, traz uma série de reportagens focadas na resposta positiva para a questão: “O Brasil pode crescer em ritmo chinês sem agredir o ambiente?“

Uma nova consciência ambiental no país é o mote do artigo de Marina. Ela lança mão de dados do Ministério do Meio Ambiente, do Guia Exame de Sustentabilidade 2010 e da força alcançada pela sua candidatura nas últimas eleições presidenciais, com quase 20% dos votos válidos, para demonstrar como a sociedade civil brasileira vem colocando em pauta o desafio político da sustentabilidade.

Leia o artigo na íntegra: http://is.gd/jfuYG

Marina envia mensagem à presidenta Dilma

À presidenta Dilma, meus votos de um bom governo

Hoje, data em que a primeira mulher assume a Presidência da República do Brasil, torço e peço a Deus para que nosso país possa ir bem nos próximos anos.


A presidenta, como ela gosta de ser chamada, Dilma Rousseff pode ter a certeza de que não farei parte do grupo do quanto pior melhor, da oposição pela oposição. Como disse em vários momentos ao longo da campanha eleitoral de 2010, vou exercer o espírito republicano que deve conduzir o discernimento daqueles que fazem política voltada para o interesse público, sobretudo no reconhecimento dos acertos, na crítica aos equívocos, para que sejam superados, e na disposição democrática de ouvir e buscar consensos amplos e abertos.


Dilma herda dos oito anos de governo Lula um Brasil que atingiu certa maturidade econômica, elevou seu prestígio e respeito na geopolítica internacional, tirou 28 milhões de pessoas da linha da miséria, permitiu que outras 36 milhões passassem a engrossar a classe média e reduziu o desmatamento da Amazônia em 75%.


Ainda assim, nossa presidenta terá de lidar com enormes carências que não foram enfrentadas com eficiência pela administração anterior do PT. A baixa qualidade do nosso sistema educacional persiste. O acesso ao saneamento básico, essencial para melhorar o padrão de saúde da população, está longe da universalização (apenas 40% do lares têm acesso à rede de esgoto). Os governos federal e estaduais não cumprem sua parte no financiamento da saúde pública, o que amplia o ônus para os municípios e, portanto, afeta o atendimento aos que dela necessitam. Os ruralistas agem no Congresso, com apoio de segmentos da base do governo, para reformular o Código Florestal e conter os avanços da legislação ambiental no país. O crack virou uma epidemia e coloca sob ameaça uma geração de jovens. A segurança pública em diversas das grandes cidades do país está sob constante ameaça, e a população sob intenso medo.


Isso sem contar os esquemas de corrupção que se alimentam do poder público, tentam dominá-lo para satisfazer seus interesses particulares e buscam restringir as ações daqueles que se opõem com firmeza aos desmandos e abusos.


É para a superação desse passivo social e político que eu espero ver ações contundentes do governo Dilma para fazer jus à confiança que a maioria dos brasileiros deposita em sua futura administração.


Pelo fato de ser mulher, espero também que nossa presidenta ponha a serviço da política aquilo que nos diferencia do jeito masculino de liderar – capacidade de escutar e de acolher, a busca do entendimento e do equilíbrio, a gestação do futuro.


O Brasil tem tudo para se tornar uma das grandes lideranças deste século, não na corrida insensata apenas pelo poder econômico, mas, sim, na construção de um planeta no qual a vida em todas as suas formas seja celebrada, que consiga fazer do grave estado de degradação a que chegou, o ponto de partida para um futuro no qual todas as pessoas e nosso ambiente natural sejam respeitados e tratados com dignidade. Compete à nova presidenta se engajar na realização desse desígnio e fazer a sua parte para assegurar o bem-estar à atual e às próximas gerações de brasileiros.


A hora do compromisso é agora. A Dilma Rousseff, meus votos de sucesso.


Marina Silva, 52, é senadora do Acre pelo PV, foi candidata do partido à Presidência da República nestas eleições e ministra do Meio Ambiente do governo Lula (2003-2008).